Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 25 de setembro de 2012

Urnas começam a ser preparadas em Marabá

  As mais de 500 urnas eletrônicas que serão empregadas nas   eleições de 7 de outubro deste ano em Marabá já começaram a ser desencaixotadas e preparadas. Nesta segunda-feira o trabalho foi realizado com as da 23ª Zona Eleitoral, que compreende Velha e Nova Marabá, mais o município de Nova Ipixuna. Nesta terça-feira (25) é a vez das urnas da 100ª ZE, que engloba as seções da Cidade Nova e zona rural, mais o município de Bom Jesus do Tocantins.
Antes de estarem disponíveis para os eleitores, as urnas passam por uma bateria de procedimentos que garantem um bom andamento do processo eleitoral.

Após retirada da caixa, a urna é ligada à energia elétrica. Com uma pequena chave, que no dia da eleição é de responsabilidade do presidente da seção, o aparelho é ligado. Para configurar a máquina, os técnicos utilizam dois equipamentos básicos, o flash de carga e a mídia de resultado.

O flash de carga é um cartão de memória que contém os dados de localização de cada urna. A partir dele é possível saber em qual cidade, zona eleitoral e seção a máquina se encontra. Já a mídia de resultado é um pendrive com os dados dos candidatos a vereador e prefeito desta eleição. Após a votação esta mídia é retirada da urna e entregue à Justiça Eleitoral para o processamento dos votos.

Após a inserção de ambas as mídias, a máquina carrega e emite uma mensagem com o horário e data em que começa a funcionar. Depois disto a urna é desligada na chave e encaixotada novamente, ficando pronta para ser transportada na véspera da eleição. Um relógio interno que só libera o seu funcionamento para receber votos as 8 horas do dia 7 de outubro.
No dia 7 de outubro, entre 7 e 8 horas, após ser ligada pelo presidente da seção, a urna ainda emite a chamada zerézima, uma lista impressa pela própria máquina que assegura que nenhum candidato contabilizou votos antes do início da votação. Durante o processo os compartimentos que contêm o flash de carga e a mídia de resultado permanecem lacrados.

DISTRIBUIÇÃO
Chefe do Cartório da 23ª ZE, Antônio Araújo respondeu ontem ao CORREIO DO TOCANTINS que as urnas serão distribuídas nos locais de votação na véspera da eleição, a partir das 7 horas, iniciando pela zona rural.

São 244 urnas nas seções da 23ª ZE, contra 200 da 100ª ZE, mais 60 reservas na primeira e 50 na segunda. Desde 2008 não ocorre um problema insanável que exija uso do processo Manuel de votação, por cédulas. Para essa etapa de carregamento das urnas, o TSE contratou 21 técnicos, que se somam aos servidores da Justiça Eleitoral.

40 SEGUNDOS
Com base em informações coletadas em eleições anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor levará 40 segundos, em média, para votar nas eleições do próximo dia 7. Esse tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).

Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e a vereador nos 5.563 municípios brasileiros. O tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos em 2008. Esse tempo é contado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.

Fonte: CT online

0 comentários:

Sejam bem vindos ao Blog da Vereadora Julia Rosa!
Acompanhe as atualidades e informações do seu Mandato.

Seguidores

Minha lista de blogs

Total de visualizações da Semana

PLIP - Carajás e Tapajós

Partido